CVs

Né Barros

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Né Barros é coreógrafa, bailarina e cofundadora do balleteatro. Doutorada em Dança pela FMH da Universidade Técnica de Lisboa, desenvolve uma ligação entre arte e ciência, investigando estética e práticas contemporâneas na dança e artes performativas. Mestre em Dance Studies pelo Laban Centre (Londres), também estudou na Faculdade de Ciências do Porto e concluiu o Curso Superior de Teatro na ESAP.

Desde os anos 1990, apresenta regularmente trabalhos artísticos, colaborando com diversos artistas e instituições, como a Companhia Nacional de Bailado, Ballet Gulbenkian, Remix Ensemble e o Teatro Nacional São João. Entre os destaques estão as coreografias Passos em Branco (Prémio Melhor Coreografia), exo e Nº 5, apresentada nos encontros Repèrages de Danse à Lille.

Paralelamente, trabalhou em teatro, cinema e videodança, tendo participado em festivais internacionais. Publicou artigos e livros, como Da Materialidade na Dança, e organizou eventos, como o encontro Metamorfoses do Sentir. É investigadora do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, orienta teses em artes performativas e lecciona em várias instituições.


João Martinho Moura

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João Martinho Moura é investigador e artista media, focado em arte digital, interfaces, visualização, realidade virtual e estética computacional. Doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Católica Portuguesa, é também mestre em Tecnologia e Arte Digital pela Universidade do Minho. Em 2013, recebeu o Prémio Nacional Multimédia Arte e Cultura.

Colaborador do balleteatro desde 2009, o seu trabalho foi exibido em mais de 18 países e integrado em colecções como o ARS ELECTRONICA Animation Festival e o catálogo da ISEA 2019. Também atua como docente convidado em media art e realidade virtual.

Moura colaborou com instituições internacionais como a ESA, NATO e UNESCO. Em 2017, participou na candidatura de Braga à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, e, em 2018-2019, foi laureado no programa STARTS da Comissão Europeia. Em 2020, recebeu o prémio MindSpaces, explorando neuroambientes em realidade virtual.